Este é o ambiente virtual de aprendizagem do Projeto Letras2.0. Desenvolvido pelo núcleo de pesquisas LingNet e coordenado pela Profª. Drª. Kátia Tavares, o Letras2.0 visa oferecer à comunidade da Faculdade de Letras da UFRJ condições para ampla oferta de disciplinas e cursos de extensão na modalidade on-line (semipresencial ou totalmente a distância) com uso da Plataforma Moodle [mais...]
» Saiba como garantir o recebimento dos e-mails do projeto.
E-mail do Projeto
letras2.0[arroba]lingnet.pro.br
E-mail dos Monitores
monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br
Professor: 11 - Quero abrir um fórum de discussão, mas não sei qual deles escolher. O que eu faço?
A escolha do tipo de fórum vai depender da experiência que seus alunos têm com o uso do gênero, da autonomia que você quer dar a eles e, principalmente, do tipo de discussão a ser proposta. Veja abaixo um rápido resumo sobre os principais tipos de fóruns encontrados no Moodle do Letras 2.0:
Fórum de notícias: é encontrado no início do ambiente on-line e funciona como um quadro de avisos e informações do curso. Neste tipo de fórum, somente professor e monitor podem postar tópicos a serem acessados e lidos pelos alunos.
Uma única discussão simples: é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso. Pode ter curta duração ou ser usado durante todo o decorrer de um curso. Professor e alunos poderão postar suas contribuições a partir da proposta apresentada pelo professor, clicando no link “responder” que aparece no final das postagens.
Cada usuário inicia apenas uma discussão: cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente às mensagens, sem limites de quantidade. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão desse tema.
Fórum geral: é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem e responder livremente às mensagens. Pode ser utilizado, por exemplo, como um fórum social, com tema livre e não relacionado com o tema do curso.
Alunos não familiarizados com o gênero precisam ser orientados a só abrirem um novo tópico de discussão após verificarem se o assunto a ser abordado ainda não foi contemplado por outro participante em um tópico já aberto. Caso contrário, vários tópicos são abertos para se discutir um mesmo assunto, causando multiplicidade de informações e consequente desinteresse por parte dos alunos.
Caso o participante necessite mesmo abrir um novo tópico de discussão, o botão abaixo será disponibilizado neste tipo de fórum.
Se, ao criar o fórum, desejar que todos os alunos recebam notificações sobre as mensagens postadas no mesmo, defina-o com assinatura forçada, escolhendo a opção correspondente.