O Projeto Letras 2.0 é coordenado pela Profª Drª Kátia Tavares e desenvolvido pelo núcleo de pesquisas LingNet/UFRJ, que estuda questões ligadas à linguagem, educação e tecnologia. Foi criado com o objetivo de oferecer à comunidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro condições para a ampla oferta de disciplinas e cursos de extensão na modalidade on-line, tanto de forma semipresencial como totalmente a distância, com uso da Plataforma Moodle.

Além da coordenadora geral do Projeto (Profª Drª Kátia Tavares), do administrador do sistema (Dr. José Paulo de Araújo – pesquisador externo) e das assessoras gerais (doutorandas Luciana Nunes Viter e Simone da Costa Lima), que constituem a equipe de infraestrutura, estão envolvidos no Projeto:

  • docentes da Faculdade de Letras da UFRJ (de 4 departamentos e 8 setores diferentes: Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano, Francês, Português, Português Língua Estrangeira, Latim) que ministram ou preparam cursos no Moodle do Letras2.0 como parte integrante ou complementar de disciplinas de Graduação, Pós-graduação e Extensão;
  • pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) que atuam como assessores dos docentes;
  • graduandos que atuam como monitores de disciplinas de graduação;
  • monitores do Projeto CLAC que ministram ou preparam cursos no Moodle do Letras2.0;
  • alunos de disciplinas de Graduação, Pós-graduação e Extensão e de cursos do Projeto CLAC/UFRJ que têm sido ministrados com uso de ambientes virtuais de aprendizagem desenvolvidos na plataforma Moodle do Letras2.0.

Até 2014.1, a plataforma Moodle do projeto estava disponível no endereço: www.lingnet.pro.br/moodle. A partir de 2014.2, com a instalação da versão 2.6 do Moodle, a porta de entrada para todos os ambientes on-line passou a ser:http://lingnet.pro.br/moodle2/. Cumpre destacar que apenas alunos inscritos e cadastrados podem acessar os cursos.

Materiais sobre a plataforma Moodle, entretanto, estão disponíveis para qualquer pessoa. Em http://lingnet.pro.br/moodle2/, o Projeto Letras2.0/UFRJ disponibiliza um Manual de Referência Rápida para Uso do Moodle. O projeto também mantém canais de tutoriais no Vimeo (https://vimeo.com/letras2ponto0) e no YouTube (https://www.youtube.com/user/lingnetletras2ponto0).

Os e-mails de contato com o Projeto Letras2.0/UFRJ são: letras2(ponto)0(arroba)lingnet(ponto)pro(ponto)br (coordenação geral e administração do sistema), assessoria-letras2(ponto)0(arroba)lingnet(ponto)pro(ponto)br (atendimento a professores), monitoria-letras2(ponto)0(arroba)lingnet(ponto)pro(ponto)br (atendimento a alunos).

9198 visitas ao todo. 6 visita(s) hoje.