Claudio de Paiva Franco é doutor em Linguística Aplicada pela UFMG e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Professor Adjunto de Língua Inglesa do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ e autor de livros didáticos de inglês aprovados no PNLD.
É pesquisador do Projeto LingNet (UFRJ) e atua principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores de língua estrangeira, ensino de línguas mediado por novas tecnologias, educação a distância, complexidade.
Alguns textos disponíveis on-line e publicados:
Tese
- FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia na aprendizagem de inglês: um estudo com nativos digitais sob as lentes do caos e da complexidade. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: http://claudiofranco.com.br/media/tese-claudiofranco.pdf
Dissertação
- FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://claudiofranco.com.br/dissertacao.pdf
Artigos e capítulos
- FRANCO, Claudio de Paiva. Understanding digital natives’ learning experiences. Revista Brasileira de Linguística Aplicada [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 643-658. Epub Jan 24, 2013. (ISSN 1984-6398)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Nativos digitais: quem são? Presença Pedagogica, v. 19, p. 24-29, 2013. (ISSN: 1413-1862)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Complexidade e Aprendizagem de Falantes Brasileiros de Inglês. Signum. Estudos de Linguagem, v. 15/2, p. 215-236, 2012. (ISSN: 1516-3083)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Por uma abordagem complexa de leitura. In: TAVARES, K.; BECHER, S.; FRANCO, C. (Orgs.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011, p. 26-48. (ISNB: 978-85-8101-002-1)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Why is it worth teaching and learning literature online? Humanising Language Teaching, v. 12, n. 5, Out, 2010. (ISSN: 1755-9715)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Possibilidades de participação na sala de aula virtual: uma análise dos modos de interação em um componente on-line de leitura instrumental em inglês. Revista Eutomia, ano III, v. I, p.1-15, 2010. (ISSN: 1982-6850)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Moodle as an alternative to flexible education. Revista Educaonline (inglês), v. 1, n. 1, p.1-15, 2010. (ISSN: 1983-2664)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Parâmetros para a criação de um curso semipresencial de leitura em inglês. Linguagens e Diálogos, v. 1, n. 1, p. 94-103, 2010. (ISSN: 2178-1478)
- FRANCO, Claudio de Paiva. A Plataforma Moodle como Alternativa para uma Educação Flexível. Revista Educaonline, v. 4, n. 1, p. 1-15, 2010. (ISSN: 1983-2664)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Teaching Using Google. The Internet TESL Journal, vol. XVI, no. 2, February, 2010.
- FRANCO, Claudio de Paiva. A tecnologia no ensino de línguas: do século XVI ao XXI. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura Letra Magna. Ano 06, n. XII, 2010. (ISSN: 1807-5193)
- FRANCO, Claudio de Paiva. How to build engaging e-learning experiences. IATEFL Voices Newsletter, v. Mar-Apr, p. 4-5, 2008. (ISSN: 1814-3830)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Designing online courses in the light of learning styles. Learning Technology, v. 10, p. 14-18, 2008. (ISSN: 1438-0625)
- FRANCO, Claudio de Paiva. How to build successful engaging e-learning experiences. Humanising Language Teaching, v. 10, p. 8, 2008. (ISSN: 1755-9715)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Using web-based peer-correction to develop writing skills of Brazilian EFL learners. Novitas-ROYAL, v. 2, p. 49-59, 2008. (ISSN: 1307-4733)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Peer correction through wikis: a case study with Brazilian learners. IATEFL CALL Review, Spring, p. 33-39, 2008. (ISSN: 1026-4280)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia de aprendizes on-line de inglês. Educação Temática Digital, v. 9, p. 52-60, 2008. (ISSN: 1676-2592)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Novas tecnologias, novas perspectivas para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 24, p. 145-156, 2008. (ISSN: 1413-0238)
- FRANCO, Claudio de Paiva. As noções de discurso para Widdowson e Fairclough. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VII, p. 55-61, 2008. (ISSN: 1678-3182)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Aprendizagem colaborativa online e multiculturalismo. Revista Educaonline, v. 2, p. 1-11, 2008. (ISSN: 1983-2664)
- FRANCO, Claudio de Paiva. A contemporaneidade através de um olhar multicultural. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VII, p. 45-56, 2008. (ISSN: 1678-3182)
- FRANCO, Claudio de Paiva. Maximising students collaboration through computer-based activities. IATEFL CALL Review, Winter, p. 17-20, 2008. (ISSN: 1026-4280)
- FRANCO, Claudio de Paiva. E-learning and multiple intelligences: catering for different needs and learning styles. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VI, n. XXIII, 2007, p. 11-17. (ISSN: 1678-3182)