OBJETIVOS DO CURSO: Mediar e incentivar o aprendizado do uso de recursos digitais que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades comunicativas na língua inglesa.

PÚBLICO ALVO: Alunos e ex-alunos dos cursos de idiomas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

PRÉ-REQUISITO: Conhecimentos básicos de informática.

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Luciana Viter (Professora de língua inglesa da FAETEC e doutoranda do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ).

CARGA HORÁRIA: O curso terá carga horário total de 30 horas e será ofertado gratuitamente através de 04 oficinas presenciais realizadas na FAETEC e de atividades on-line oferecidas no ambiente virtual de aprendizagem Letras2.0 do Núcleo de Pesquisas Lingnet/UFRJ.

EMENTA

Módulo I – Introdução às tecnologias para o aprendizado da língua inglesa

Módulo II – Ferramentas digitais para o desenvolvimento da comunicação oral

Módulo III – Técnicas de leitura e escrita com uso de recursos da Web 2.0

Módulo IV – Construção de portifólios eletrônicos para aprendizagem

Este curso é composto por 5 módulos temáticos que visam a preparar os estudantes para futuros estudos em instituições de ensino superior na Alemanha. Se por um lado eles englobam aspectos de estudos culturais voltados para o contexto acadêmico da Alemanha, por outro, eles dão ênfase ao fortalecimento das competências linguísticas produtivas do estudante. Assim, durante o curso, serão desenvolvidas estratégias de compreensão oral, de leitura, de conversação e de escritura no contexto acadêmico alemão.

Neste ambiente on-line criado na plataforma Moddle, serão disponibilizados materiais adicionais para apoiar o estudante durante o curso: exercícios de revisão para cada módulo e material mais abrangente como, por exemplo, dicas e estratégias de aprendizagem.

Esse projeto nesse semestre consiste em uma introdução ao uso e impacto das TDICs no ensino-aprendizagem de línguas.