Doris de Almeida Soares é Doutora em Estudos da Linguagem (PUC-RJ) e atualmente investiga o uso da língua materna em ambientes virtuais de aprendizagem tomando por base teórica a Lingüística Sistêmico-Funcional.
Com Especialização em Língua Inglesa (UERJ) e Mestrado em Interdisciplinar de Lingüística Aplicada (UFRJ), é professora e coordenadora de Língua Inglesa na Escola Naval, onde também exerce a função de tutora e professora conteudista do curso de inglês on-line oferecido por essa instituição.
Tem experiência com formação de professores de língua inglesa em contextos presenciais e digitais, execução de projetos ligados à tecnologia na educação, produção de materiais didáticos e desenho de cursos, tendo atuando como consultora em uma grande instituição de ensino no Rio de Janeiro.
Seus interesses incluem os seguintes temas: língua inglesa, educação, ensino e aprendizagem de escrita em L1/L2, análise do discurso, práticas de sala de aula, formação e treinamento de professores, tecnologia e ensino, EAD.
Livros publicados:
- SOARES, Doris de A. Produção e Revisão Textual – um guia para professores de português e de línguas estrangeiras. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.
Alguns trabalhos disponíveis on-line
-
SOARES, DORIS DE A.; SOUZA LEÃO, Márcia M. Tutoria on-line: linguagem formal ou informal no acompanhamento a distância do aluno? Anais XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 5, n. 1, p.1-7, 2016.
-
SOARES, DORIS DE A. Aspectos negativos das interações por meio da escrita na visão dos participantes de um curso a distância. Anais do XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 4, n. 1, 2015, p.1-7. ISSN 2317-0239.
-
SOARES, DORIS DE A. O uso de fóruns de discussão para a co-construção de conhecimento. Anais do XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 3, n. 1, 2014, p.1-7. ISSN 2317-0239.
-
SOARES, D. de A. Aspectos da aprendizagem online à luz da Teoria Sociocultural. Anais do XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – SIPD UNESCO: formação docente e sustentabilidade: um olhar
transdisciplinar. Curitiba: Ed. Champagnat, 2013. p. 3957- 3972. ISSN 2176-1396 -
SOARES, D. de A. Cartas de apresentação e o gênero perfil: pontos de contato. X EVIDOSOL / IV CILTEC–ONLINE. UFMG, 2013.
-
SOARES, Doris de A. O Uso de Fóruns de Discussão em um Curso de Capacitação para Professores de Idiomas. 2012. [Apresentação]
- SOARES, Doris de A. A presença social em um ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de análise à luz da Linguística Sistêmico-Funcional. Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2011.
- SOARES, D. de A. O perfil on-line como gênero em um curso a distância. XV Congresso da ASSEL-Rio, p.1-16. 2009. ISBN 9788587043863 Publicação em CD-ROM.
- SOARES, Doris de A. IWBs as support for technology related projects in EFL education. In: THOMAS, Michael; CUTRIM SCHMID, Euline. Interactive Whiteboards for Education: Theory, Research and Practice. IGI Global, Estados Unidos, 2010, p.238-249.
- SOARES, Doris de A. Reflexões sobre as atividades de tutoria em um curso de inglês on-line. 2009.
- SOARES, Doris de A. Objetos de aprendizagem e o ensino de língua inglesa para fins específicos a distância. Anais do 7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Universidade Estácio de Sá, set. 2009. p.1-16.
- SOARES, Doris de A. Investigando a linguagem e a interação a partir de comentários na ferramenta portfólio em um curso a distância no ambiente TelEduc. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. Vol.7, no 13. ago. 2009.
- SOARES, Doris de A. Understanding class blogs as a tool for language development. Language Teaching Research. 12,4 (2008); p. 517–533.