Inglês – Oral

BBC World Service – Learning English 
[http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/index.shtml]
Dicas de pronúncia, música e interatividade. Em Pronunciation Tips, podem-se ouvir sons com seus símbolos fonéticos. Em News English, o vocabulário é explicado nas próprias notícias. Em Communicate, há uma rádio com um programa a ser ouvido e discutido, renovado toda semana, além de sugestões de programas de rádio. Já Watch and Listen mostra Londres com exercícios interativos elaborados a partir de várias situações cotidianas.

English Listening Lounge 
[http://www.englishlistening.com]
Site comercial que oferece conteúdo gratuito. A Free Guest Area, destinada aos não-membros, é dividida de acordo com o grau de dificuldade. Os assuntos são separados em tópicos nos diferentes menus exibidos. Cada menu contém uma rápida descrição do conteúdo a ser escutado, do tempo de duração, da velocidade e do sotaque. Os arquivos possuem exercícios de múltipla escolha com gabarito e transcrição. Necessita do programa Real Player, que pode ser instalado a partir de link disponível no site.

ESL – About.com 
[http://esl.about.com/od/]
Em Speak English, apresenta-se material teórico variado sobre pronúncia e fala, como uma introdução ao alfabeto fonético internacional e diferenças entre inglês britânico e americano. Em English Listening, há artigos também diversificados com dicas de conversação e sobre a importância da entonação e das sílabas tônicas para o entendimento do discurso.

Free on line pronunciation guides 
[http://www.fonetiks.org/]
Site exclusivamente para a prática de pronúncia em várias línguas, com ênfase na inglesa. A variação lingüística se divide em Single Vowel Sounds, Two Vowel Sounds, Three Vowel Sounds, Voiced/Voiceless Sounds, Various Other Sounds e Stress & Tone. Ao clicar em cada uma das sessões na variação correspondente, abre-se uma outra janela onde os sons são exemplificados. Não há necessidade de downloads, para ouvir basta passar o cursor do mouse sobre os sons.

Learning English Pronunciation 
[http://www.antimoon.com/how/pronunc.htm]
Dicas sobre a pronúncia da língua inglesa. Apresenta os sons do International Phonetic Alphabet com exemplos em áudio, introdução à transcrição fonética, demonstrações de transcrição fonética e dicas para uma boa pronúncia. Há também artigos relacionados a pronúncia e sotaque.

Oddcast Text-To-Speech Demos 
[http://www.oddcast.com/]
Este site demonstra o potencial da tecnologia de síntese de voz da empresa Oddcast, que produz e comercializa personagens digitais falantes. O recurso que você poderá testar fala tudo o que for digitado em tom bastante natural e em diversos idiomas. É um recurso interessante para tirar dúvidas de pronúncia e entonação ou apenas para se divertir. Em inglês, você pode ouvir diferentes vozes masculinas e femininas, com sotaque americano ou britânico. Também é interessante para observar como um texto digitado em português, por exemplo, é pronunciado com sotaques diferentes.

Randall’s ESL Cyber Listening Lab 
[http://esl-lab.com]
Possui vários arquivos de listening divididos em graus de dificuldade e tipos (Listening Quizzes, Listening Quizzes For Academic Purposes e Long Conversations With Real Vídeo). É necessário instalar o Real Player. Alguns materiais podem ser copiados pela quantia de 20 dólares.

Sounds of English 
[http://www.soundsofenglish.org]
Apresenta, através de arquivos de áudio no formato MP3, sons específicos de pares mínimos e word stress, demonstrando a diferença entre eles. Traz dicas para professores, como exercícios de pronunciation que podem ser impressos e utilizados em sala de aula. Traz também apresentações realizadas pelos organizadores do site relacionadas ao ensino de inglês através da tecnologia (disponível em handouts). Há links para outros sites de listening e pronunciation.

Speaking in Academic Contexts Listening Comprehension and Note-Talking 
[www.uefap.co.uk/speaking/spkfram.htm | www.uefap.co.uk/listen/listfram.htm]
Speaking divide-se em introduction, presentation, pronunciation, features, functions, groupwork, exercises e check list, onde o usuário tem resumo em tópicos sobre itens relevantes em uma apresentação. Apresenta características do inglês acadêmico falado, como apresentar um seminário, exemplos de tipo de linguagem que deve ser utilizada. Em listening, há considerações e dicas sobre a percepção auditiva no meio acadêmico, estrutura de uma palestra e exercícios separados em listening comprehension and note-talking, general listening e listening skills, tudo abordado em assuntos diversos. É necessário ter o Real Player ou o Windows Media Player, dependendo do arquivo.

1913 visitas ao todo. 4 visita(s) hoje.