Engeström

engestromYrjo Engeström. Pesquisador finlandês responsável pela difusão das ideias de Vygotsky e Leontiev em contextos institucionais além do escolar. Sua importância está na valorização do papel da comunidade no processo de desenvolvimento.

Engeström realizou uma análise das duas gerações da Teoria da Atividade – a primeira de Vygotsky e a segunda de Leontiev –, destacou suas relativas contribuições e limitações e apresentou sua proposta de uma terceira geração, para a qual importa observar relações entre sistemas de atividade que interagem entre si e evidenciam contradições entre os pontos de vista e as vozes que os caracterizam e que, por isso, os põem em confronto, gerando oportunidades de transformação.

Embora baseado em Vygotsky, o pensamento de Engeström é original porque contém uma nova concepção de atividade, um novo entendimento de sua estrutura e é explorado para resolver novos problemas. E esses novos problemas – ou novas questões, sob a ótica da pesquisa – podem ser facilmente encontrados no mundo contemporâneo, no qual as atividades humanas podem existir simultaneamente no mundo físico e, mediadas por novas tecnologias de informação e de comunicação.

20376 visitas ao todo. 5 visita(s) hoje.